Transformador

  Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito à outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das Impedância elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. 
  O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um “caminho”, ou circuito magnético, que “acopla” essas bobinas. Assim na Figura abaixo: A corrente que circula pelo enrolamento primário, Ip, produz um campo magnético na região do enrolamento secundário e, se o fluxo deste campo através do enrolamento secundário varia no tempo, se induz uma força eletromotriz (fem) proporcional à variação de corrente no primário.
  
  Onde Lp e Ls são, respectivamente, as (auto-) indutâncias dos enrolamentos primário e secundário, e k é uma constante de proporcionalidade chamada fator de acoplamento. Se todas as linhas de campo produzidas por Ip atravessam (ou são concatenadas por) as espiras do enrolamento secundário, então k = 1; se nenhuma dessas linhas de campo é concatenada pelo enrolamento secundário, então k = 0. Em geral k é um número entre 0 e 
1. 
  Um transformador com núcleo de alto valor de μ (ferro, ferrites, etc.) tem acoplamento maior que 95 % ( k > 0.95), pois as linhas de campo são forçadas a permanecer dentro do núcleo.
  A diferença de um transformador real para um ideal e que no real o fator de acoplamento magnético e diferente de 1 devido a perda por corrente de Foucault.

Referências Bibliográficas

YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Fisica III: Eletromagnetismo. 12º edição. Editora Pearson. 2009. 425 páginas. 

Transformador. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/hans/?p=899> Acesso em 28 abr. 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário