sábado, 23 de abril de 2016

Base para Bobina (23 de abril, 2016)

Hoje, sábado, foi adquirido mais componentes para a construção do projeto, como mostra abaixo a figura, tem-se a base de madeira para a bobina, um fio AWG 2, uma outra base para a bobina primária, que será enrolada num total de 15 espiras pelo fio comentado acima, e também foi utilizado uma spray para a confecção da base.

Fonte: Prórpia

Finalização da montagem dos capacitores ( 22 de abril de 2016)

Na última sexta feira, 22 de abril, a equipe se reuniu para finalizar uma parte do projeto, que foram os capacitores. Que de acordo com todo o cálculo e estudo feito, notou-se a necessidade de se utilizar três capacitores em forma de placas paralelas, afim de armazenar uma capacitância de 5,30nF. E como já comentado em outro post, foi preciso o uso de placas de alumínio e um material dielétrico, o qual a equipe adotou o  vidro.
 Abaixo segue uma imagem do capacitor já pronto, e medindo a mesma capacitância de acordo com os dados da literatura:

Fonte: Própria

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Construção da Bobina Secundária (19 de abril 2016)

  
  Reunimos a equipe para construir a bobina secundária, na qual utilizamos um tubo de PVC de 4" com suas respectivas tampas, fio de cobre esmaltado AWG 24, pincéis, furadeira, serra e verniz. Em seguida furamos as duas tampas para o fio de cobre passar e encaixamos ela no tubo já cortado. Com o auxilio de um pincel, aplicamos verniz apenas numa parte do cano e logo em seguida foi enrolando o fio de cobre no cano, esse procedimento sucedeu até o final do tubo de comprimento 0,43m.


Fonte: Própria

Corte das Placas de Alumínio (15 de abril de 2016)



  Nesta semana a equipe se reuniu para a construção dos três capacitores, na qual serão ligados em paralelo. As placas dos capacitores serão de alumínio na qual teremos seis placas de 0,30x0,35m e três dielétricos de vidro de 0,30x0,30m com 0,002m de expessura, para constituir a estrutura do capacitor. Cada dielétrico estará conectada a duas placas de alumínio, com duas peças de madeiras paralelas entre si e fixas com parafusos ajustáveis de plástico.


Fonte: Própria

Compra dos Materiais (13 de abril de 2016)

 Alguns integrantes do grupo reuniram para comprar os seguintes materiais:
  •          3 Placas de vidro de 0,30x0,30m com 0,002m de expessura
  •          Fio de cobre
  •          Madeira (Para estrutura do capacitor)
  •          Parafuso Assento Sanitário      
  •          Alumínio
  •          Cano PVC (Foi fornecido pelo docente Targino Amorin)
  •          Verniz 
  • Fonte: Própria

Determinando os Cálculos da Bobina Secundária (4 de abril 2016)

  A equipe se reuniu para discutir como seriam feitos os cálculos da bobina de tesla e optou por definir primeiro os cálculos da bobina secundária para depois em outro encontro calcular a bobina primária. Primeiro foi estabelecido que a bobina secundária fosse feita de cano PVC com diâmetro de 0, 1016 m e altura de 0,4226m (tendo como base um cano de PVC de 1m), a bitola do fio seria de AWG 24 e como já tinha sido estabelecido no edital do projeto que deveria ser utilizado o transformador neon de 220V/15000V, foi possível determinar:

Para circuito primário
  •               A capacitância (o valor encontrado foi 5,305ŋF).


Para bobina secundária

·         Comprimento do fio de cobre em metros (o valor encontrado foi 236,42m).
·         O número de espiras necessárias (o valor encontrado foi 740,70 espiras).